A Equipa - Membros Permanentes
  • www

    Email

    Joaquim Barros

    Professor Catedrático


    Joaquim Barros é membro do ISISE, e Professor Catedrático do Subgrupo de Estruturas do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho. É membro dos comités técnicos do “American Concrete Institute (ACI)”: “ACI 544-Fiber-Reinforced Concrete” e “ACI 440-Fiber-Reinforced Polymer Reinforcement”. É membro dos comités técnicos da “The international federation for structural concrete (fib)”: “fib TG 8.3-Fibre Reinforced Concrete”, “fib TG 9.3-FRP Reinforcement for Concrete Structures” e “fib TG 8.8-Structural design with flowable concrete”. É membro do comité técnico da “International union of laboratories and experts in Construction materials, systems and Structures – RILEM”: “TC 234-DUC – Design procedures for the use of composites in strengthening of reinforced concrete structures”. Foi membro do comité técnico da “RILEM TC 162-TDF” e do “ACI 506 – Shotcrete”. É membro conselheiro do “International Institute for FRP in Construction (IIFC)”. É membro do comité consultivo científico da “Australian design guideline for RC structures retrofitted with FRP and metal plates: beams and slabs“. Os seus interesses incluem a reabilitação e reforço estrutural, materiais compósitos, betão reforçado com fibras, desenvolvimento de modelos constitutivos para simulação do comportamento de materiais de matriz cimentícia e polimérica e sua implementação em software baseado no método dos elementos finitos. É autor de mais de 400 trabalhos publicados em livros, capítulos de livro, revistas, conferências e relatórios técnicos, científicos e pedagógicos. É cofundador do programa FEMIX baseado no método dos elementos finitos para análise avançada de estruturas. Coordenador de 15 projetos de investigação, 5 dos quais em curso. Orientador de 2 pós-doutoramentos (concluídos), 24 teses de doutoramento, quinze das quais em curso, e 30 teses de mestrado, 10 das quais em curso. É consultor nas áreas do betão reforçado com fibras, da reabilitação e reforço de estruturas e no desenvolvimento de novos materiais para estruturas inovadoras.

  • www

    Email

    José Sena Cruz

    Professor Associado

    José SENA CRUZ é Professor Associado do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho, Guimarães, Portugal. Atualmente é Diretor-Adjunto Instituto para Sustentabilidade e Inovação em Engenharia de Estruturas, que envolve as Universidades do Minho e de Coimbra, com 30 membros doutorados, com investigação contratada em curso no montante de 7.5 milhões de euros e com cerca de 80 estudantes de doutoramento. Especializou-se nas áreas do desenvolvimento de modelos computacionais, da experimentação e da inspeção, diagnóstico e reforço de estruturas de betão. É autor de mais de 150 publicações distribuídas por livros (5), capítulos de livros (2), artigos em revistas (30) e conferências (67), relatório técnico-científicos (43) e publicações pedagógicas (6). É coautor do programa FEMIX, baseado no método dos elementos finitos para a análise avançada de estruturas. Coordenador de 4 Projetos I&D (1 em curso) e membro de 10 Projetos I&D (4 em curso), supervisor de 6 teses de doutoramento (1 concluída), 15 dissertações de mestrado e 18 projetos finais de curso. É membro e secretário do Comité Técnico 234-DUC da RILEM. Participou na organização de 8 congressos e seminários internacionais e nacionais. É consultor nas áreas do betão reforçado com fibras e reabilitação estrutural, com vários trabalhos de consultoria realizados.

  • www

    Email

    Isabel B. Valente

    Professora Auxiliar

    Isabel B. Valente é Professora Auxiliar do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho. Entre 1997 e 2000, foi colaboradora na empresa AFAssociados, Projectos de Engenharia SA. Entre janeiro de 2001 e junho de 2007, foi assistente do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho. É Professora Auxiliar na mesma instituição desde julho de 2007.
    Os seus principais interesses de investigação centram-se na análise e dimensionamento de estruturas metálicas e estruturas mistas em aço e betão, no comportamento de ligações aço-betão e no comportamento de ligações entre betão e materiais poliméricos reforçados com fibras. É autora de várias publicações distribuídas por artigos em revista, congressos e apontamentos pedagógicos. Coorientadora de 3 teses PhD, e orientadora de 19 teses MSc (17 concluídas) e 12 projetos finais de curso. Co-organizadora de 4 congressos internacionais e 2 congressos nacionais.

  • www

    Email

    Salvador Dias

    Professor Auxiliar

    Salvador Dias é Professor Auxiliar do grupo de Estruturas do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho. As suas áreas de interesse localizam-se na investigação experimental e analítica do reforço de estruturas de betão armado com materiais compósitos de FRP. Autor de mais de 60 publicações distribuídas por livros, artigos em revistas e conferências, monografias e publicações pedagógicas. Coordenador de 1 projeto de investigação (em curso) e 5 projetos como membro (3 em curso). Supervisor de 1 tese PhD e 6 teses MSc (5 concluídas).

  • www

    Email

    Miguel Azenha

    Assistente (Doutorado)

    Miguel Azenha é Assistente (Doutorado) do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho. As suas áreas de interesse localizam-se na simulação numérica do betão durante as primeiras idades, tendo em conta os acoplamentos físicos termo-higro-mecânicos, o carácter evolutivo das propriedades do betão durante a hidratação (térmicas e mecânicas), fluência e retração. Também dedica a sua investigação a novas metodologias experimentais de avaliação das propriedades mecânicas do betão desde as primeiras idades: monitorização contínua do módulo de elasticidade (método EMM-ARM); estudo experimental do betão sob condições de retração restringida. É coordenador local de 1 projeto de investigação (SeLCo – “Service life behaviour of concrete structures: a multiphysics approach to self-induced stresses”) e membro da equipa de outros 5 projetos (2 terminados e 3 em curso). Autor de 1 patente nacional e de 10 artigos em publicações internacionais com arbitragem científica. Orientador de 7 alunos de Doutoramento (em curso) e 13 alunos de Mestrado (7 concluídos). É membro dos comités científicos RILEM TC-MCT e ACI 231. Membro da comissão organizadora de 2 conferências internacionais. Consultor nas áreas de fissuração relacionada com retração e da fissuração precoce associada ao calor de hidratação em estruturas de betão.

     

     

     

     

  • www

    Email

    Eduardo B. Pereira

    Professor Auxiliar

    Eduardo B. Pereira formou-se em Engenharia Civil em 2001 na Universidade do Minho. Como assistente estagiário fez investigação no âmbito da modelação estrutural de estruturas laminares e do comportamento material dos betões auto-compactáveis reforçados com fibras nos estados fresco e endurecido. Foi assistente do grupo de Estruturas no Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho desde 2001, e é Professor Auxiliar desde 2012, ano em que terminou o seu doutoramento. Desenvolve investigação no âmbito da concepção e caracterização mecânica de compósitos de matriz cimentícia reforçados com fibras, considerando também o seu comportamento no estado fresco. Outros interesses de investigação incluem a modelação numérica do comportamento de estruturas, modelos constitutivos baseados na teoria da plasticidade, dano e mecânica da fractura, monitorização do processo de fractura recorrendo à imagem digital e estudo de técnicas alternativas de monitorização de dano no contexto dos materiais de matriz cimentícia.

Topo