Quem Somos

O Grupo de Compósitos Estruturais (SC) é composto por 6 membros permanentes. Vários alunos de Doutoramento e de Mestrado, bem como Investigadores de Pós-Doutoramento e investigadores de projectos em curso contribuem activamente para a quantidade e qualidade elevada da investigação realizada no SC. Os investigadores encontram no SC os meios necessários para desenvolver investigação experimental, analítica e numérica de qualidade elevada nas duas principais áreas de investigação do SC: betão reforçado com fibras; materiais compósitos de matriz polimérica (FRP) para o reforço estrutural. Desde a génese do SC, diversos sistemas e equipamentos de ensaios têm sido concebidos, construídos e adquiridos, e diversas ferramentas de simulação do comportamento não linear de estruturas de betão e de estruturas compósitas têm sido desenvolvidas. Este património e cultura de investigação garantem aos investigadores do SC o suporte necessário para o desenvolvimento de investigação com o elevado nível de qualidade exigido. Em resultado da visibilidade da investigação realizada, entidades privadas convidam com regularidade o SC para participar em projectos de investigação aplicada. Bem-vindo ao SC.

O que fazemos

O Grupo de Compósitos Estruturais (SC) tem o seu principal foco nas duas seguintes áreas de investigação: materiais de matriz cimentícia reforçados com fibras (FRC) para o desenvolvimento de novos sistemas estruturais de maior desempenho e sustentabilidade; materiais compósitos de matriz polimérica (FRP) para o reforço estrutural e para novos sistemas construtivos de valor acrescentado. Desde 1996 o SC tem vindo a desenvolver investigação experimental, analítica e numérica nestas duas áreas. O SC detém comprovada experiência no desenvolvimento de modelos constitutivos para a simulação do comportamento de estruturas de betão e de materiais compósitos, bem como a implementação destes em programas de cálculo automático recorrendo a linguagens avançadas de programação.